domingo, 11 de novembro de 2012

Por que fazer Pilates?


Que o PILATES faz bem ao corpo e a mente não é segredo. Mas é bom lembrar quais são esses benefícios.
Milhares de pessoas no mundo todo usufruíram ou usufruem da técnica que proporciona condicionamento ao corpo, revitaliza, melhora a força, a flexibilidade, a resistência muscular, ajuda a alinhar a postura, trabalha intensamente a concentração e a respiração.
Mas, além disso, ele ainda favorece o alívio do stress, otimiza o desempenho esportivo, colabora na melhoria do desempenho sexual. Em resumo o pilates une o condicionamento físico e mental, é mais que uma ginástica, o pilates é uma questão de qualidade de vida.
Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
O pilates é uma opção a mais para as pessoas se cansaram das academias, e sentem necessidade de buscar algo mais harmônico e menos invasivo. A pratica do pilates é recomendável para crianças a partir de 9 anos, sem idade máxima limite. Tantas vantagens se devem ao fato de ser uma atividade que se adapta às características de cada um.




O ideal é praticar o PILATES com a frequência mínima de 2 vezes por semana, as aulas duram em média 60 minutos são personalizadas, e buscando trabalhar o corpo de acordo com suas fraquezas, desequilíbrios e necessidades particulares.
Os equipamentos são constituídos de molas que podem tanto ajudar no movimento como oferecer resistência a ele. Todos os exercícios são associados à respiração e à contração do abdômen e períneo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

Dez motivos para praticar Pilates


O Cuidando do Corpo está sempre em busca de novidades sobre saúde e qualidade de vida para nossos leitores. E hoje mais uma matéria sobre Pilates.
O objetivo desse post é conscientizar a todos de que a atividade física é fundamental para nossas vidas, é como escovar os dentes, tem que ser todo dia!
1. Melhora da Postura
Sua coluna suporta o peso do seu corpo e permite que o seu corpo se desloque com facilidade e conforto. Essa é a teoria. Mas, na prática, horas passadas sentado a frente do computador ou da TV, acabam fazendo com que a coluna perca a forma natural, em S, resultando em dores nas costas e ombros arredondados. O Pilates contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.

2. Alívio da dor nas costas
A maioria dos problemas de coluna é proveniente de má postura e maus tratos à coluna. Por realinhar a sua coluna e conscientizar a postura, muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.
3. Uma boa noite de sono
Pergunte a qualquer um quais as três coisas essenciais para a vida e irão lhe responder: água, ar e alimentos. Poucas pessoas vão citar que dormir também é essencial para a qualidade de vida. A prática de Pilates pode ajudar alongando os músculos, liberando tensões e dores, o que pode, comprovadamente, desencadear o sono natural.
4. Aumento da força e resistência muscular, sem hipertrofia
Pilates ajuda a aumentar a sua força e resistência sem hipertrofia dos músculos,  músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal, bem como nas costas. Através do alongamento e tonificação muscular e por corrigir sua postura, sua força e resistência natural melhoram.
5. Prevenção da osteoporose
Uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos, no Reino Unido, irão quebrar um osso, principalmente por desenvolver osteoporose. A osteoporose afeta três milhões de pessoas no Reino Unido todos os anos, especialmente na coluna, punho e quadril que tornam-se frágeis e suscetíveis a fraturas. Ao promover a boa postura e equilíbrio, o pilates ativamente pode ajuda na prevenção da osteoporose e consequentes quedas. (Fonte Revista Pilates)
6. Uma ótima maneira de relaxar e acabar com o estresse
Pilates é uma forma suave de exercício que literalmente lhe reintroduz ao seu próprio corpo. E quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o stress da vida moderna.
7. Ajuda a prevenir a incontinência urinária
Incontinência urinária por causa de stress excessivo é a forma mais comum de incontinência e afeta mais de três milhões de pessoas no Reino Unido. Uma causa comum deste tipo de incontinência nas mulheres é a gestação, quando os músculos do pavimento pélvico podem ser enfraquecidos. Outra causa é o envelhecimento destes músculos, já na terceira idade. O pilates ajuda a fortalecer o pavimento pélvico, prevenindo assim, um problema que gera angustia para muitas pessoas. (Fonte Revista de Pilates)
8. Melhora seu equilíbrio e coordenação
A prática do Pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento. Um melhor equilíbrio e coordenação significam menos lesões. Vem daí o grande sucesso do pilates entre os atletas, bailarinos e esportistas.
9. Ajuda na recuperação de lesões e evita lesões recorrentes.
Devido a sua natureza de baixo impacto, o pilates é amplamente reconhecido como sendo benéfico para pessoas que estão em recuperação de determinados tipos de lesões, incluindo uma vasta gama de lesões desportivas. Na verdade, muitas das lesões causadas na prática de esportes podem ser evitadas - e o pilates desempenha parte importante garantindo um movimento corporal correto e maior resistência.
10. Boa forma física Sem sofrimento
Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. Um mantra bastante ouvido nas academias é “sem dor, sem ganho”, mas isso não se fala num estúdio de pilates.
 Pilates é uma técnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.
Acima estão ótimos motivos para que você não fique ai parado e vá hoje mesmo procurar um Studio ou uma Academia de Ginástica que tenha Pilates (de forma profissional).
Tome cuidados com os amadores, pois sempre que trabalhamos com a SAÚDE o "barato" pode sair muito caro e concordamos que com isso ninguém quer brincar, certo? Se você gostou deste texto, comente ou divulgue aos seus amigos! Boa aula!

Contribuição: Luís Fernando G. França  Fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário