sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Shantala


Conceito e benefícios

É uma técnica de massagem indiana, feita pelos pais em seus bebês. Com esta técnica os pais irão aprender a conhecer e reconhecer as expressões corporais do bebê, promovendo um canal a mais de comunicação. E por proporcionar uma enorme interação e grande troca de afeto entre eles que a Shantala ganhou sua importância.  Para a criança o toque traz a lembrança dos movimentos intrauterinos. Ao ser tocada, ela vive novamente este prazer, sentindo-se segura e protegida, além disso, a carícia e o contato aumentam a imunidade. Os movimentos da massagem também proporcionam a formação da imagem corporal, onde ela descobrirá o seu tamanho, força, flexibilidade e o seu próprio corpo. Desenvolve a coordenação motora (atua sobre a musculatura e as articulações); alonga e promovem eliminação de tensões e bloqueios e conseqüentemente facilita um sono tranqüilo e profundo. Previne e alivia as cólicas intestinais, gases e prisão de ventre.


A massagem Shantala pode ser realizada todos os dias e também não só aplicada pela mamãe como pelo papai ou por outras pessoas próximas.
A massagem só deve ser evitada se o bebê dormir ou estiver com a pele muito sensível ou com brotoejas, nesse caso a massagem deve ser deixada para outro momento.



Antes de iniciar a massagem...

 O ideal é que o ambiente seja fechado, aquecido e calmo, longe de interrupções. Pode ser usada música ambiente com volume baixo. A massagem é realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas da mãe e/ou pai que estará sentado no chão com a coluna encostada na parede (usar almofada como apoio). Mantenha uma fralda próxima, pois a criança poderá fazer xixi. Deixe próximo um óleo, de preferência vegetal. A duração é de 15 a 20 minutos, dependendo da idade e da aceitação ao toque.
 Dicas importantes: Lave bem as mãos e retire acessórios como anel, pulseiras e relógio. Não realizar após a mamada (em média após 40 min.); não realizar se a criança estiver doente (febre, resfriada). Se o bebê apresentar resistência, pare e tente outra ocasião. É comum ele reclamar nas primeiras tentativas.


A técnica passo-a-passo
Como fazer a massagem: Para aplicar a Shantala, você deve estar calma e concentrada, pois haverá grande troca de energia entre mãe e filho. Comece sentando-se, com as pernas esticadas, numa superfície confortável e não muito gelada, como um tapete. Depois coloque o bebê deitado, de barriga para cima, sobre suas pernas, com a cabecinha levemente mais baixa do que o resto do corpo. Passe um pouco de óleo vegetal em suas mãos, de preferência de amêndoa ou camomila, e esfregue uma mão na outra para aquecê-las. A massagem deve ser feita de cima para baixo e de dentro para fora, seguindo a linha central do peito.

1 – Você deve começar deslizando os dedos do centro do peito do bebê horizontalmente, em direção às axilas. Depois deslize novamente partindo do centro do peito e indo, em direção aos ombros.

2 – Em seguida, envolva o braço do bebê com uma das mãos e o pulso com a outra. Venha deslizando com a mão de cima, de encontro a de baixo. Quando as duas se encontrarem, alterne-as e comece o movimento novamente.

3 – O próximo movimento funciona como uma rosca e deve ser feito com as duas mãos, começando no ombro e descendo até o pulso do bebê.

4 – Apoie a mãozinha do bebê em uma de suas mãos com a palma virada para cima. Com o polegar da outra mão, massageie pulso, palma até chegar à ponta dos dedinhos do bebê.

5 – Deslize sua mão aberta e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê. Depois aperte delicadamente cada um dos dedinhos dele, começando pelo polegar.

6 – A seguir, apoie suas mãos em formato de concha na barriguinha do pequeno e deslize das costelas para baixo, passando por cima do intestino, até chegar ao começo dos genitais. Esse movimento é ideal para o alívio das cólicas.

7 – Repita os movimentos que você utilizou nos braços e mãos, também nas pernas e pés do bebê.

8 – Depois deite seu filhote de barriga para baixo e repita os toques utilizados na barriguinha, das costas até o bumbum do neném.

9 – Massageie também o rostinho do bebê, desta vez sem utilizar o óleo. O movimento na parte de cima do rosto ajuda a prevenir problemas respiratórios.

As mães também se sentem melhor com a prática. Para elas, num dia-a-dia tão corrido e estressante, a hora da massagem se torna um momento mágico, de relaxamento, conhecimento e proximidade com o seu filho.

Logo, logo seu filho cresce, então não deixe de ter momentos importantes de carinho e proximidade com seu bebê.

Luís Fernando G. França
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário