sexta-feira, 28 de junho de 2019

Padrinhos, Quanta Honra!


Padrinhos, Quanta Honra!
Texto: Andréia Hitter 
     
        Ser convidado para apadrinhar um casamento é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Sempre digo que, ser padrinho ou madrinha, é ter para sempre a incumbência de ajudar o novo casal em todas as situações que possam surgir em sua vida conjugal. Pressupõe-se, então, que a escolha desses padrinhos se dê pela afinidade que eles têm com os noivos e também pela maturidade e experiência para ajudá-los em sua nova vida a dois.  Portanto, pensei em algumas dicas de etiquetas para que os padrinhos assumam seu lugar de destaque, com elegância e os noivos se sintam seguros quanto ao assunto.


Convidando os padrinhos
                                      
Escolham para padrinhos tão somente aqueles que realmente são muito especiais e íntimos.  Como já disse, os padrinhos têm o papel de ajudar, aconselhar e zelar pelo relacionamento de seus afilhados; portanto, escolham pessoas maduras e capazes de desenvolverem bem esse papel. Evitem escolher muitos casais, como diz o ditado: “menos é mais”. Faça o convite, com pelo menos, seis meses de antecedência. Os padrinhos precisam se organizar financeiramente com roupas e presentes. Se vocês pretendem padronizar cores ou o estilo do traje, devem informá-los no ato do convite.  Seria muito deselegante trazer essa informação próximo ao casamento.


Recebendo o Convite

        Ao serem convidados para padrinhos de um casamento, fiquem felizes, pois é uma grande honra ser chamado para testemunhar um acontecimento tão especial na vida dos noivos. Tal convite revela a enorme consideração que o casal tem para com vocês, além de  colocá-los em uma posição de destaque na cerimônia. Portanto, sintam-se realmente lisonjeados!

Jamais se auto convidem! Ainda que vocês sejam muito amigos dos noivos ou que sejam um familiar muito próximo, esperem o  convite oficial para evitar qualquer constrangimento. E se ele não vier, não fiquem chateados. Procurem entender o quanto é difícil para os noivos selecionarem seus padrinhos. Certamente eles gostariam de chamar mais pessoas, mas as normas de etiqueta também pedem para que não se exagere na quantidade de casais. Sendo assim, ao saberem que determinado casal vai se casar, nada de fazer aquela típica brincadeira falando que querem ser padrinhos.                                                               
O mais usual é que os noivos convidem casais casados ou de namorados para apadrinhar o enlace, mas pode ser que eles prefiram montar casais aleatórios, como pares de amigos, pai com filha, irmão com irmã, casal de primos. Normalmente a montagem dos casais é feita de acordo com a proximidade que os noivos possuem com o padrinho e madrinha, mas também pode ocorrer de um grande amigo solteiro necessitar de um par para entrar e esta seja comprometida. Nesse caso, converse com seu marido ou namorado e veja se não há nenhum problema em aceitar o convite. Na minha opinião, separar casais não é a melhor opção, mas tem acontecido muito. 


Recusando o convite

Apesar de ser uma honra, para a maioria das pessoas receber um convite para apadrinhar um casal, pode trazer um certo desconforto, caso não possam aceitá-lo. Se este é o seu caso, explique delicadamente o quanto se sentiu honrado com o convite, mas que, infelizmente não poderá aceitar.  Você pode dizer que não se sente confortável ao caminhar até o altar e permanecer ali na presença de tantas pessoas, se esse for o caso; ou, se você sabe que aquela data será um período complicado no seu trabalho, por exemplo, e não quer se comprometer em estar presente, explique isso para os noivos.                                                         
Nunca diga: “Gostaria muito, mas a minha situação financeira não me permite!”   Isto pode até ser verdade, mas poderá ofender os noivos. Eles certamente não o escolheu para ganhar um presente caro, mas essa frase pode deixar subentendido que é isso que você está pensando.                                                              
Caso você tenha sido convidado e seu cônjuge não, você poderá recusar elegantemente, alegando que, em respeito a ele(a), você prefere ir ao casamento como convidado(a) para que possam permanecer juntos durante toda a cerimônia e festa. Mas nada de fazer drama: é um direito deles não querer convidar seu cônjuge e é um direito seu recusar o convite.
Escolha do traje                                            
Madrinhas: O vestido é uma das maiores preocupações das madrinhas durante os preparativos, afinal, ela deve estar diferente das demais convidadas, mas não pode ofuscar o brilho da noiva. O preto, apesar de ser elegante e afinar a silhueta, não deve ser usado por madrinhas. O branco também não está liberado, pois é exclusivo para a noiva. Vale ressaltar que usar roupas curtas, muito apertadas ou decotadas não é de bom tom para madrinhas, bem como cores muito claras como marfim, champagne ou prata, que lembram muito o branco. Já o corte sereia, tecidos nobres como a seda, o tule e a renda, além de bordados e aplicações em pedraria são super bem-vindos e não fere nenhuma regra de etiqueta para madrinhas de casamento. Se a noiva solicitar uma cor específica, sugerir uma paleta de cor, ou algum modelo de vestido, respeite; e de maneira alguma apareça no dia do casamento com uma escolha diferente. Caso a noiva não tenha dado nenhuma orientação, ligue para ela antes de decidir sobre seu vestido e informe pelo menos a cor que pretende usar no dia.                                         
Padrinhos: O terno dos padrinhos deve estar de acordo com o horário do casamento. Para casamentos durante o dia o indicado são as cores claras, tais como cinza claro, azul ou marron; já para casamentos à noite, o terno deve ter cor escura, como preto, chumbo ou grafite.  A camisa deve ser sempre branca, e a gravata pode ser padronizada pelos noivos, que no caso irão presentear os padrinhos no momento da entrega dos convites.
Os presentes                                                         
Padrinhos: É elegante presentear os noivos, mas embora tenha se convencionado que os padrinhos devem dar presentes caros, o ideal é que este seja compatível com as possibilidades financeiras dos padrinhos. Aqui, vale mais o sentimento e consideração, do que o preço do presente em si. Esperem os noivos divulgarem a sua lista e dentro disso definam o que vão dar, sempre optando por algo que realmente caiba no seu bolso. Caso seu par não seja o seu namorado ou marido, converse com ele para definir se cada um presenteará separadamente ou se vocês dividirão o valor. Além do presente material, ofereça ajuda nos preparativos. Disponibilize-se para ajudar a noiva na busca pelo vestido perfeito, organize o chá de panela ou de lingerie com as demais madrinhas e faça tudo o que for possível para tornar o grande dia ainda mais especial.                     
Noivos: Seria de muito bom tom agradecer aos seus padrinhos dando a eles uma lembrança, é um gesto educado e que demonstra gratidão. Tentem dar algo que represente vocês como casal, aquilo que é considerado “a cara de vocês”.  Mas pense também que essa lembrança deve ser útil para quem a recebe.  O momento mais apropriado para a entrega  desta lembrança é quando vocês entregarem o convite formal do casamento para o casal de padrinhos.
Horário                                                                              Outra regra de etiqueta é ser pontual. Se o cerimonialista solicitar que os padrinhos cheguem mais cedo, se programem. Isso demonstra respeito pelos noivos e por tudo que eles planejaram. Atendam a todos os protocolos programados pelo casal. Os padrinhos costumam ser muito requisitados para serem fotografados, abrirem a pista de dança… Portanto, não exagerem na bebida alcoólica para não perderem a linha na festa. Mantenham-se sempre alinhados em seus paletós, gravatas (para eles)  e seus saltos alto (para elas).                                                  
Ser padrinho ou madrinha de um casamento é uma posição de destaque, mas exige um certo sacrifício!
Outros assuntos                                                                   
*Se você tem crianças pequenas e vai precisar levá-las, providencie com antecedência alguém para cuidar delas durante a cerimônia, pois você não poderá sair do altar para acalma-lás, caso  comecem a chorar.                                   
*Não seja o primeiro a dar idéia do corte da gravata. Pode ser que o noivo não queira esse tipo de brincadeira em seu casamento.  Se ninguém lembrar, melhor!!  Todos que estão ali já presentearam o casal com algum item da lista. Ninguém precisa passar pelo constrangimento de ser chamado de “pão duro” porque não levou dinheiro ou  porque não pode gastar mais nada.                                          
*Não tente registrar, com seu celular ou sua câmera fotográfica, todos os detalhes do casamento, isso pode atrapalhar o trabalho dos profissionais.
Seguindo estas dicas simples, os noivos terão uma cerimônia de sucesso, muito agradável e certamente bem conceituada. Quanto aos casais de padrinhos, suas presenças ficarão marcadas não por gafes, mas por sua elegância e fineza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário