segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

UNIÃO FAZ A FORÇA


Venho falar de um assunto que, em minha opinião, é polêmico e a cada dia tem sido mais frequente entre os fornecedores da área de eventos, a rivalidade.

Após uma longa conversa com um empresário de área diferente da qual trabalho, pude comprovar que tal situação é comum em todos os tipos de segmentos. A famosa frase “A união faz a força!” faz todo o sentido quando pensamos sabiamente, mas a realidade é outra. Muitos acreditam que a desunião faz a diferença e não estão errados, claro que faz muita diferença, mas negativamente.
Já me deparei com fofocas, maldades, olhares “tortos”, um fornecedor denegrindo a imagem do outro, comentários falsos, enfim, de tudo um pouco. Me pergunto qual o motivo de tanta mesquinharia?
É muito importante que todos parem para pensar no tempo que se perde com atitudes assim, este tempo poderia ser aproveitado para o aperfeiçoamento, a conquista de novos clientes, procura por novidades para empresa, mas poucos pensam assim, preferem focar naquilo que menos lhes traz benefícios.
É muito difícil controlarmos nossa indignação quando estamos envolvidos em alguma situação. Somos seres humanos passiveis de erro, mas também devemos saber reconhecer aquilo que erramos e melhorar a cada dia.  É preciso procurar por mudanças, os fornecedores devem acreditar que a união é a melhor forma de se combater a crise, os problemas e o mal.
O resultado de situações causadas pela rivalidade entre fornecedores é catastrófico, engana-se aquele que pensa que seu cliente não observa o seu comportamento, sua forma de agir, falar e escrever. Doce ilusão pensar que o seu cliente não está observando cada passo seu.  Atente-se para isso.
Aquele que sabe conviver e respeitar o outro, sempre ganha!
Onde há pessoas com diferentes ideias existe a possibilidade de haver conflitos. O resultado de várias ideias juntas é extraordinário. A junção de vários talentos faz a força! 
Estive em uma reunião com quatro profissionais da mesma área que se uniram para um único propósito, o sucesso. Achei fantástica a visão deles, que procura primordialmente a união. O objetivo maior é um acrescentar na vida profissional do outro, a encontro de quatro pontos de vista diferentes, que ao final viraram apenas um. Cresceram como profissional e melhor ainda, com seres humanos.
Poucas coisas são tão valiosas quanto um grupo de pessoas dispostas a crescer juntas. Um grupo coeso e harmônico é capaz de alcançar excelentes resultados rapidamente. Quando cada um cumpre a sua parte e se dispõe a colaborar com o outro, todos ganham. A união de forças gera vantagens que ultrapassam todos os limites e barreiras.
O que falta é humanizar o trabalho para que sejamos profissionais mais solidários e amigos. Respeitando cada fornecedor e praticando a empatia, afinal não sabemos o dia de amanhã.
Finalizo com uma frase, de Bob Marley para que possam refletir:
 “Unidos venceremos. Divididos, cairemos.”

Gisely Theodoro Cerimonialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário